O que é Kefir? E porque você deve tomá-lo para se livrar da gastrite, azia e refluxo. Pular para o conteúdo principal

O que é Kefir? E porque você deve tomá-lo para se livrar da gastrite, azia e refluxo.

Depois do sucesso do último artigo "A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA CURA DA AZIA, GASTRITE E REFLUXO" muitas pessoas tem perguntado sobre o que é o Kefir.

Então resolvi escrever este artigo para explicar para você o que é o kefir como fazer e quais os seus benefícios. 


O QUE É KEFIR?




O grão de Kefir é esta coisinha branca que você está vendo no fundo do recipiente acima. Ele lembra a aparência do queijo cottage ou de uma couve-flor.

Estes grãos possuem vários micro organismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente decifrada pela ciência. O kefir feito em casa tem cerca de 35 a 50 probióticos de tipos diferentes. 

O kefir é formado principalmente por lactobacilos e leveduras, mas possui também outros tipos de micro organismos em sua composição como bactérias acéticas, lactococcus e a streptococcus.

ORIGEM E HISTÓRIA

Kefir é um dos produtos fermentados mais antigos que existem, teve sua origem na região dos cáucasos que fica entre a Rússia e o Irã há cerca de 4.000 anos. 

Há uma lenda entre os habitantes do norte das Montanhas do Cáucaso de que Maomé teria dado os grãos de kefir para os povos ortodoxos e os ensinou como fazer preparar o kefir. Por isso eles foram chamados de "grãos do profeta" e foram guardados cuidadosamente pois se acreditava que eles perderiam sua força "mágica" se os grãos fossem distribuídos e o seu segredo de preparo fosse revelado.

Por séculos os grãos de kefir eram guardados como um tesouro de família e eram passados de geração em geração sem compartilhá-los com ninguém mais.

O mercador e explorador italiano Marco Polo mencionou o kefir em suas crônicas sobre suas viagens pelo leste.

O kefir permaneceu escondido do povo fora da região do cáucaso por séculos até que, no século XIX, se espalharam as notícias de que os médicos russos utilizavam o kefir no tratamento de tuberculose e de doenças do estômago e intestino.

Os médicos russos acreditavam que o kefir era benéfico para a saúde e foram publicados os primeiros estudos científicos no final do século XIX.

Ainda permanece em segredo como surgiu a matriz dos primeiros grãos de kefir. Cientistas já tentaram reproduzir as condições iniciais para se produzir grãos de kefir do início, porém não tiveram sucesso.

BENEFÍCIOS

Já comentei com vocês no artigo  "A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA CURA DA AZIA, GASTRITE E REFLUXO"  que diversos estudos científicos indicam que o kefir possui propriedades de proteger a mucosa do estômago e auxiliar na erradicação da bactéria Helicobacter pylori, que está associada ao surgimento de úlceras e gastrites.

Além disso seu uso apresenta outros benefícios:

  • Kefir reduz inflamação;
  • Kefir reduz o estresse;
  • Kefir baixa a pressão arterial;
  • Kefir melhora a digestão;
  • Kefir estimula a produção de serotonina no cérebro;
  • Kefir deixa a pele mais bonita e brilhante;
  • Kefir elimina dores nas articulações;
  • Kefir estabiliza o nível de açúcar no sangue;
  • Kefiran (um gel solúvel presente nos grãos de kefir) demonstrou possuir propriedades antimicrobianas, cicatrizantes e também anticacerígenas.
QUEM PODE TOMAR

Não ha nenhuma restrição e  qualquer pessoa poderá tomar o Kefir. Se tiver problemas de saúde orientação médica pode ser necessária.


KEFIR DE LEITE X KEFIR DE ÁGUA

Há dois tipos grãos de kefir:  
  • Kefir de leite
Os grãos de kefir vão fermentar com o leite da maioria dos animais, o mais comum é o leite de vaca, cabra e ovelha. Conforme o tipo do leite muda o sabor e as propriedades nutricionais.

O mais usado é o leite de vaca e pode ser utilizado o leite crú, pasteurizado ou UHT. Pode ser utilizado o leite integral ou desnatado. O leite integral pasteurizado é o mais indicado para quem for comprar no mercado.

Também é possível fermentar substitutos do leite como leite de soja, leite de arroz e leite de coco.

Os grãos de kefir consomem a lactose e quebram a caseína, albumina e outras proteínas em aminoácidos, além de produzirem ácido láctico, lactase e outras enzimas. 
  • Kefir de água

 Ele pode ser preparado com água com açúcar e ainda sucos de fruta ou água de coco. O kefir consome o açúcar das bebidas e produz probióticos, vitaminas e minerais e com a fermentação a bebida fica gasosa.

É um excelente substituto para os refrigerantes, sem todo aquele excesso de açúcar e com inúmeros benefícios.





Diferenças

Enquanto o kefir de leite possui cerca de 35 a 50 tipos de bactérias e leveduras do bem, o de kefir de água possui apenas cerca de 10 a 15.

Além disso o kefir de leite possui altas doses de cálcio e magnésio e aminoácidos.

Apesar do maior número de bactérias e leveduras e da presença de aminoácidos recomendo em primeiro lugar o kefir de água para quem sofre de gastrite, azia e refluxo, principalmente devido ao grande número de pessoas que sofrem de intolerância à lactose (muitos nem sabem). Apesar do kefir de leite ter um teor reduzido de lactose pode acabar provocando sintomas em quem é intolerante.
Na dúvida faça o teste, se começar a utilizar o kefir deve sentir melhoras nos seus sintomas após o seu uso regular por algum tempo. Se você experimentou o kefir de leite e só teve melhoras pode continuar usando. 

COMO FAZER

Fazer o kefir é muito fácil. Basta utilizar um recipiente limpo de vidro ou plástico, colocar o kefir e aguardar a fermentação que pode ser de 12 até no máximo recomendado de 36 horas. 

Em clima quente normalmente ele fica pronto em torno de 12 a 24 horas na proporção de uma colher de sopa para meio litro de leite.



Veja nesta foto que tirei tem um copo com o kefir já pronto que acabei de peneirar, o copo de plástico com os grãos de kefir e o leite integral pasteurizado que vou utilizar para preparar mais uma porção.


Depois de colocar o leite no copo plástico, eu tampo ele com papel toalha e prendo com elástico para evitar a entrada de bixos. E coloco num armário para deixar protegido da claridade também.


Após cerca de 24 horas o leite já está com aparência de um iogurte e o soro foi formado (veja na foto). O cheiro dele já fica bem parecido com o de um queijo fresco.


Então eu peneiro o kefir e separo os grãos de kefir para preparar outra dose. 


Pronto, agora já está pronto mais um copo de kefir que pode ser tomado puro, batido com frutas ou utilizado em diversas receitas em substituição ao leite.

QUEIJO DE KEFIR

Para fazer o queiro de kefir, pegue o kefir que você acabou de fazer e coloco num coador, tipo coador de café, para separar o creme do soro. Deixe na geladeira de um dia para outro.

Após o soro ter sido todo escorrido o seu queijo está pronto! Você pode consumir na hora ou, se quiser, pode guardar na geladeira para depois.

Utilize o soro para fazer bebidas fermentadas, misture em sucos ou utilize em receitas. Ele também várias propriedades benéficas.





COMO CONSEGUIR O SEU KEFIR?

Como os grãos de Kefir se multiplicam conforme vão sendo cultivados, são normalmente doados pelos que já o utilizam.

Vou apresentar para você algumas opções:

1 - Se você deseja receber uma doação de kefir recomendo que procure no grupo Kefir Brasil [clique aqui para visitar] do Facebook.

2 - Outra opção é adicionar a Vanessa AR [clique aqui para visitar] no Facebook. Ela é administradora da comunidade Kefir Brasil e envia para todo Brasil pelos correios o kefir e outros tipos de probióticos. Ela atende por mensagem privada no Facebook.

3 - Também é possível comprar grãos de kefir pelo Mercado Livre [clique aqui para visitar]

QUER APRENDER OUTRAS ESTRATÉGIAS 100% NATURAIS?



Curta nossa página no Facebook para receber mais novidades.



Gostou deste artigo? Comente abaixo.

----------------------------------------------------
CONSULTAS:

http://www.culturedfoodlife.com/which-is-better-water-kefir-or-milk-kefir/
http://www.culturedfoodlife.com/coconut-almond-kefir-ice-cream/
http://www.kefir.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kefir
http://en.wikipedia.org/wiki/Kefir
http://www.kefir.biz/history.htm

Postagens mais visitadas deste blog

Azia e Refluxo? Saiba tudo sobre betaína HCl (Cloridrato de betaína)

Você já ouviu da betaína HCl? Ela também pode ser chamada de betaína cloridrato, cloridrato de betaína ou hidrocloreto de betaína.
Ela é considerada um suplemento alimentar. Ela tem um papel muito importante para sua digestão, funcionando como um reforço do seu suco gástrico. Se você sofre de azia ou refluxo a betaína cloridrato, em muitos casos, pode ajudá-lo a eliminar a causa do seu problema de forma natural.
Deixe eu te contar rapidamente como descobri a betaína HCl (cloridrato de betaína)
Antigamente, quando eu sofria com azia e refluxo eu logo procurava meu médico que me recomendava medicamentos para reduzir a acidez do estômago como omeprazol. Eu começava a usar o medicamento e sentia um grande alívio. Isto me fazia pensar que o problema era realmente excesso de ácido no estômago.
Mas passado um tempo do tratamento eu comecei a perceber que na verdade o refluxo continuava, só não estava mais me provocando azia. Além disso, com o uso prologado dos "prazóis" comecei a senti…

A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA CURA DA AZIA, GASTRITE E REFLUXO

O uso de probióticos pode auxiliar no tratamento de gastrite, azia e refluxo. Neste artigo é feita uma análise detalhada dos benefícios cientificamente comprovados do uso dos probióticos.

Aloe vera no Tratamento de Úlceras, Gastrite e Refluxo

Pesquisa científica feita com 18 pacientes, 12 com úlceras e 6 com problemas relacionados, testou o uso da Aloe Vera (também conhecida como Babosa) sozinha, como forma de tratamento.
Os resultados foram impressionantes!



Dos 12 pacientes com úlceras, 100% tiveram cura clínica, e 11 deles não tiveram recidiva.
Dos 6 pacientes com problemas relacionados 5 tiveram recuperação total e uma desistiu do tratamento.
O tratamento consistiu em...